Sites de e-commerce nacionais voltam a aumentar vendas no final de 2007

Os resultados do Barómetro Trimestral do Comércio Electrónico, referentes ao último trimestre do ano passado, mostram que 88 por cento dos membros da ACEP inquiridos notaram um aumento nas vendas registadas através dos seus sites.

Quando questionados acerca do aumento do volume de negócio, 71,5 por cento afirmaram ter registado um crescimento de vendas igual ou superior a 50 por cento, face ao ano anterior. Por outro lado, 18,5 por cento dos inquiridos no estudo efectuado em parceria com a Netsonda registaram aumentos superiores a 50 por cento.

No mesmo contexto, comparativamente a 2006, os dados do ano passado indicam também que 74,3 por cento dos inquiridos viram o número de clientes aumentar entre 1 e 50 por cento ao longo dos últimos três meses. Enquanto isso, 14,3 por cento dos inquiridos assumiram que esse aumento de 10,9 por cento face ao trimestre anterior.

Quanto aos produtos mais vendidos, os inquiridos referiram que as categorias que registaram maior procura ao longo do último trimestre foram produtos de electrónica (incluindo telemóveis), produtos de informática, jogos e consolas, DVDs, vídeos, CDs e artigos para a casa e decoração.

No que se refere ao investimento das empresas nos sites, 48,6 por cento assumiu ter aumentado o volume da aposta na sua plataforma online, enquanto 42,9 por cento manteve o nível de investimento e 3 por cento diminuíram.

Por fim, e no que se relaciona com as perspectivas de crescimento no futuro, 43,3 por cento dos indivíduos acredita vir a obter melhores resultados a nível de vendas, enquanto que 26,7 por cento acreditam que a evolução do comércio electrónico, no geral, vai sofrer um aumento do ritmo de crescimento das vendas electrónicas.

2008-03-06




  Valid XHTML 1.0 Transitional

Get Firefox!