A taxa de penetração da Internet de alta velocidade (banda larga) em Portugal cresceu 20 por cento em Dezembro de 2006, face ao ano anterior, segundo o estudo OCDE Broad Band, hoje divulgado.
A taxa de penetração de Banda Larga atingiu os 13,8 por cento em Dezembro de 2006, face aos 11,5 por cento registados em Dezembro de 2005, segundo dados divulgados em comunicado pelo Gabinete do Coordenador Nacional da Estratégia de Lisboa e do Plano Tecnológico.
A taxa de penetração de banda larga corresponde ao número total de assinantes de Internet a alta velocidade por cem habitantes, não estando contabilizados neste valor os 1,6 por cento de acessos à via terceira geração (3G) estimados pela Anacom - Autoridade Nacional das Comunicações em Dezembro de 2006.
Portugal apresenta, em termo europeus, um desempenho acima da média em número de subscritores 3G.
Segundo o i2010 - Annual Information Society Report 2007, publicado no final de Março pela Comissão Europeia, Portugal é o terceiro país da UE dos 27 com o melhor desempenho em número de subscritores 3G.
Face à importância da banda larga no que respeita o acesso generalizado dos cidadãos aos benefícios da Sociedade da Informação, o "Governo, no âmbito do Plano Tecnológico, vai continuar a dar prioridade às medidas e iniciativas que permitam que cada vez mais portugueses possam aceder à utilização de computadores e ao uso da Internet", pode ler-se no comunicado. |