Nova simplificação de registos no domínio .pt em marcha

No próximo ano os preços dos registos de domínio em .pt podem voltar a baixar. Ainda este ano avançam novas regras que visam voltar a simplificar o processo e fomentar a utilização deste domínio de topo. A medida consta do Simplex e a sua execução está em estudo, adiantou hoje em conferência de imprensa Pedro Veiga, presidente da Fundação para a Computação Cientifica Nacional.

Até ontem existiam em Portugal 120,441 sites registados em .pt. O número de entidades que optou pelo .pt aumentou de forma significativa depois de em Março do ano passado terem sido colocadas em vigor novas regras de registo, que passaram a permitir a realização online todo o processo e a introduzir custos anuais de manutenção significativamente menores.

Até final deste ano deverão existir entre 150 e 160 mil registos sob a hierarquia de topo .pt, um número que pode aumentar até aos 200 mil, caso avance rapidamente a medida de simplificação proposta pela FCCN ao Governo e inserida no Simplex como Medida 023.

Pedro Veiga explicou ao TeK que quando foi proposta a medida só recebeu um comentário, no processo de consulta pública que se seguiu. "Na sequência disso a FCCN fez uma proposta de alteração das regras de registo de domínios que está em apreciação nos organismos governamentais".

São estas alterações que estão agora em análise. A serem aprovadas "as novas regras permitem registo de qualquer nome de domínio desde que não seja um nome geográfico (estes só podem ser registados por certas entidades) e não viole a lei portuguesa (violações de direitos de terceiros, expressões ilegais, etc", explica ainda Perdo Veiga. Há igualmente a hipótese da proposta ser aprovada mas com alterações, ou não ser de todo aprovada.

Num cenário de nova simplificação do processo e aproximação das regras de registo do domínio .pt às do sub-domínio .com.pt, Pedro Veiga acredita que no próximo ano será possível complementar a simplificação processual do registo com uma nova redução de preços.

O sub-domínio .com.pt é mais barato e mais simples que o .pt mas é este último que reúne preferência de um maior número de entidades, daí que as estimativas apontem para uma subida significativa dos nomes de registo. Actualmente o domínio .com.pt concentra 28 por cento dos registos de domínio existentes em Portugal.

2007-03-18




  Valid XHTML 1.0 Transitional

Get Firefox!