Mais de 80 por cento das empresas nacionais recorrem às TIC

Os resultados do inquérito à utilização de Tecnologias de Informação e da Comunicação nas empresas relativo a este ano, efectuado pelo Instituto Nacional de Estatística, mostra que a utilização de computadores é prática habitual em perto de 95 por cento das empresas com dez e mais trabalhadores.

A taxa de utilização das máquinas é tanto maior quanto o número de pessoas ao serviço sendo que, nas companhias com 250 e mais trabalhadores, a percentagem se situa nos 100 por cento. Por outro lado, as empresas que possuem equipas laborais de 50 a 249 pessoas fixam a taxa de utilização nos 99,1 por cento e, as organizações com 10 a 49 pessoas ao serviço nos 93,8 por cento.

O acesso ao email é prática corrente em 83,6 por das empresas com as empresas com maior número de trabalhadores a destacaram-se novamente (100 por cento de taxa de utilização). As restantes classes têm uma nível de utilização acima dos 80 por cento.

Por sua vez o acesso à Internet é comum a 83,1 por cento das organizações com 10 e mais utilizadores. Neste campo o acesso é partilhado pela totalidade dos indivíduos pertencentes a companhias de 250 e mais trabalhadores, 99,1 por cento dos trabalhadores das empresas com 50 a 249 pessoas ao serviço e por 80,3 por cento das que possuem equipas de 10 a 49 utilizadores.

A presença na Internet através de websites é comum a apenas 35,5 por cento das companhias que se inserem nas amostras em estudo. A dimensão da empresa face ao número de trabalhadores é mais uma vez característica determinante nesta variável - mais de 85 por cento das empresas de maior dimensão possuem página online. O mesmo acontece com 57,3 por cento das empresas inseridas no escalão 50-249 trabalhadores e com 31 por cento das empresas com 10 a 49 pessoas ao serviço.

Entre a distribuição por actividade económica é possível verificar que o sector dedicado aos transportes, armazenagem e comunicações são os que mais utilizam o computador, a Internet, o correio electrónico e uma aposta em websites. Todas estas variáveis têm taxas de utilização que rondam os 100 por cento. As actividades financeiras e outras actividades de serviços colectivos, sociais e pessoais, também se destacam nos lugares cimeiros da tabela.

As ligações à Internet utilizadas são maioritariamente através de DSL (63,3 por cento). O modem analógico é o segundo acesso mais utilizado (25,2 por cento). As ligações por cabo são preferidas por 11,2 por cento das entidades inquiridas e os acessos dedicados por 10,5 por cento.

O acesso à rede por banda larga é mais utilizado junto das empresas de maior dimensão, embora todos os escalões se situem acima dos 60 por cento. A área dos transportes, armazenagem e comunicações são as que possuem maior número de empresas com acessos de banda larga (88,6 por cento), seguida do sector da imobiliária, alugueres e serviços prestados às empresa 88,4 por cento).

Em termos de segurança informática, a verificação de vírus ou software de protecção é utilizada por 79,6 por cento das empresas analisadas, as firewalls são utilizadas por 52,3 por cento enquanto que a subscrição de serviços de segurança cativa 35,7 por cento.

2007-03-17




  Valid XHTML 1.0 Transitional

Get Firefox!